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Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing 08/04/2011
O Marketing Digital é uma realidade para o mercado brasileiro. É
o que indica a segunda edição da Pesquisa Marketing Visão
360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research
International. De acordo com o estudo, 90% das empresas – nacionais ou
multinacionais – realizam ações de Marketing no ambiente
online.
O levantamento entrevistou 372 profissionais das áreas de Marketing
e planejamento de empresas dos setores de serviços, varejo, agências
de publicidade, bens de consumo, consultorias, agências digitais e bens
duráveis. A maioria das companhias a investir em Marketing Digital é
brasileira (85%), sendo 54% de pequeno porte, com até 99 funcionários.
O e-mail Marketing continua sendo a ferramenta mais utilizada, com 80% das
citações. Em seguida, aparecem redes sociais (67%) e Links Patrocinados
(53%). "O e-mail Marketing é o mais usado porque está na
cultura das empresas há mais tempo, tem um bom custo benefício,
resposta rápida e é usado para os mais diversos tipos de contato,
principalmente para vender e manter o relacionamento com o consumidor",
diz Bruno Mello, Editor Executivo do Mundo do Marketing.
Twitter é o preferido entre as redes sociais
Já com relação à efetividade das ações
realizadas, os Links Patrocinados vêm em primeiro lugar, com 22%, seguido
por SEO (Search Engine Optimization), com 12,6%, Plataformas interativas (7,8%),
redes sociais (7,2%) e ações de Marketing viral (5,6%), enquanto
o e-mail Marketing aparece com apenas 4,3%.
"É preciso ter uma estratégia específica para o e-mail
Marketing. Ele preciasa ser pertinente. Por isso, perde em efetividade para
os Links Patrocinados, que conseguem ser ainda mais segmentados", conta
Mello. De olho nas tendências, as companhias também apostam em
ações de Marketing nas redes sociais. Dos 67% dos entrevistados
que disseram investir nestes canais, a grande maioria (92%) prefere o Twitter.
Já 69% estão presentes no Facebook, enquanto 58% mantêm
contato com os consumidores por meio do Orkut.
"As ações de Marketing Digital mais 'modernas', como redes
sociais, SEM e SEO, estão ganhando espaço frente às ações
'tradicionais', como e-mail Marketing, anúncios em sites e em portais.
Além de ser apontadas como mais efetivas, são realizadas com mais
frequência", ressalta Karina Milaré, Diretora na TNS Research
International, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Redes sociais são principal canal de monitoramento
As redes sociais ganham cada vez mais força e mesmo as companhias que
ainda não atuam nestes canais pretendem investir ainda este ano. Da parcela
que ainda não incluiu sites como Orkut, Facebook e Twitter em sua estratégia
de Marketing, 64% afirmaram estar dispostos a apostar na área a partir
de 2011. As redes sociais também são o principal canal utilizado
pelas marcas para monitorarem os consumidores no ambiente online.
Na hora de observar o comportamento dos internautas, o Twitter continua aparecendo
em primeiro lugar, com 88%, enquanto o Facebook teve 76% das citações.
Já o Orkut é mencionado por 64% dos entrevistados, ficando atrás
dos buscadores como Google e Yahoo!, com 68%. Em quinto lugar aparece ainda
o Youtube, com 56%.
Diante dos comentários negativos dos internautas, mais da metade dos
entrevistados (51%) diz entrar em contato com o autor do comentário para
reverter a impressão. Já 7% divulgam uma resposta na mídia
por meio de release, enquanto outros 7% escrevem uma resposta no site ou blog
da empresa. Há ainda 9% que dizem não tomar atitude alguma e outros
25% que nunca receberam comentários negativos.
Mobile Marketing deve expandir em 2011
Para as companhias que não realizam nenhum trabalho de monitoramento,
o principal motivo é a falta de tecnologia interna (45%). Em seguida
aparecem causas como custo alto para implementação da ferramenta
(15%), falta de necessidade (12%) e falta de conhecimento de empresas que ofereçam
o serviço (11%). Além do investimento em redes sociais, outra
tendência crescente é a mobilidade. Em fase de desenvolvimento,
apenas 23% das empresas disseram ter realizado alguma ação do
tipo em 2010. A expectativa, no entanto, é que 54% comecem a usar a ferramenta
este ano.
No Brasil, a evolução do Mobile Marketing parece ser uma questão
de amadurecimento de mercado. "Destes 23% de empresas que realizam ações
de Mobile Marketing, a maioria é composta por grandes companhias, pois
as menores estão um estágio abaixo neste desenvolvimento, como
no uso de plataformas interativas", ressalta o Editor Executivo do Mundo
do Marketing.
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